domingo, 5 de julho de 2009

The Program Management Office: establishing, managing and growing the value of a PMO

Para os gerentes de projetos que trabalham ou irão trabalhar com um escritório de projetos (PMO), um dos livros mais atuais sobre o tema é o livro The Program Management Office: establishig, managing and growing the value of a PMO, escrito por Craig J. LETAVEC, PMP.

Para quem irá implementar um escritório de projetos o livro é de leitura fundamental. O livro mostra dicas sobre o planejamento do escritório de projetos. A editora cita que The Program Management Office é praticamente um guia para satisfazer as necessidades de melhora de desempenho na coordenação, padronização, otimização e gerenciamento de portifólios de projetos e da prática geral de gerenciamento de projetos. O livro detalha cargos e funções em um escritório de projetos, processos para estabelecer e gerenciar um escritório de projetos, e a escolha da missão principal de um escritório de projetos para gerar o máximo de valor em uma organização.

O livro está organizado em oito capítulos:
  • Introduction to the PMO
  • Essential PMO models and functions
  • The detailed business case
  • Implementation planning
  • Start-up and operations
  • The PMO as a standards organization
  • The PMO as a knowledge organization
  • The PMO as a consulting organization
O primeiro capítulo, Introduction to the PMO, apresenta uma visão geral de como o escritório de projetos pode gerar valor na organização. Mostra os conceitos de escritório de projetos, os tipos de estruturas de escritórios de projetos, benefícios dos escritórios de projetos, barreiras para criar um escritório de projetos, um mapa (roadmap) de implementação do escritório de projetos, como criar a missão do escritório de projetos, como vender o conceito de escritório de projetos e as oportunidades da criação de um escritório de projetos.

O segundo capítulo detalha os principais modelos e funções de um escritório de projetos. Os capítulos 3 e 4 apresentam as diretrizes para planejar um escritório de projetos a partir de um dignóstico dos objetivos da organização e seus objetivos estratégicos.

Os capítulos seguintes mostram como iniciar a operação e como manter um escritório de projetos gerando valor para a organização. O livro mostra indicadores para mensurar o sucesso do escritório de projetos, a escolha das ferramentas adequadas, o registro das lições aprendidas e do conhecimento gerado no portifólio de projetos da organização.

O livro contém ainda material complementar com modelos de documentos. Os templates pode ser baixados pelo site da editora, alguns exemplos de documentos são:
  • Assessment Template
  • Assessment Template - Completed Example
  • Communication Plan
  • Issue Summary Template
  • Meeting Minutes
  • PM Standard Template
  • PMO Implementation Issues Log
  • PMO Implementation Marketing Plan -- Intended Audiences
  • PMO Implementation Risk Log
  • Project Delivery Data Template
  • Project Resource Inventory Template
  • Project Selection Sheet
  • Risk Worksheet
  • Status Report Template
  • Training Evaluation Form

O livro é um guia completo para orientar os gerentes de projetos a ter um escritório de projetos de sucesso, uma excelente referência com conteúdo relevante, esquemas e quadros que facilitam o entendimento dos conceitos.

Consulte este livro no site LivrosProjetos.com.br


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