Para quem irá implementar um escritório de projetos o livro é de leitura fundamental. O livro mostra dicas sobre o planejamento do escritório de projetos. A editora cita que The Program Management Office é praticamente um guia para satisfazer as necessidades de melhora de desempenho na coordenação, padronização, otimização e gerenciamento de portifólios de projetos e da prática geral de gerenciamento de projetos. O livro detalha cargos e funções em um escritório de projetos, processos para estabelecer e gerenciar um escritório de projetos, e a escolha da missão principal de um escritório de projetos para gerar o máximo de valor em uma organização.
O livro está organizado em oito capítulos:
- Introduction to the PMO
- Essential PMO models and functions
- The detailed business case
- Implementation planning
- Start-up and operations
- The PMO as a standards organization
- The PMO as a knowledge organization
- The PMO as a consulting organization
O segundo capítulo detalha os principais modelos e funções de um escritório de projetos. Os capítulos 3 e 4 apresentam as diretrizes para planejar um escritório de projetos a partir de um dignóstico dos objetivos da organização e seus objetivos estratégicos.
Os capítulos seguintes mostram como iniciar a operação e como manter um escritório de projetos gerando valor para a organização. O livro mostra indicadores para mensurar o sucesso do escritório de projetos, a escolha das ferramentas adequadas, o registro das lições aprendidas e do conhecimento gerado no portifólio de projetos da organização.
O livro contém ainda material complementar com modelos de documentos. Os templates pode ser baixados pelo site da editora, alguns exemplos de documentos são:
- Assessment Template
- Assessment Template - Completed Example
- Communication Plan
- Issue Summary Template
- Meeting Minutes
- PM Standard Template
- PMO Implementation Issues Log
- PMO Implementation Marketing Plan -- Intended Audiences
- PMO Implementation Risk Log
- Project Delivery Data Template
- Project Resource Inventory Template
- Project Selection Sheet
- Risk Worksheet
- Status Report Template
- Training Evaluation Form
O livro é um guia completo para orientar os gerentes de projetos a ter um escritório de projetos de sucesso, uma excelente referência com conteúdo relevante, esquemas e quadros que facilitam o entendimento dos conceitos.
Consulte este livro no site LivrosProjetos.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário